quinta-feira, 15 de março de 2012

Você sabe contar os meses de sua gravidez?

Todos ouvimos falar que a gravidez dura 9 meses?

Na prática não é bem assim, 9 meses são 36 semanas e um bebê pode nascer até 42 semanas ou seja 10 meses!!!

A idade embriológica da gestação é contada a partir da fecundação do óvulo. No entanto, é praticamente impossível a identificação do momento em que ocorreu a fecundação ou a data correta do coito ou da ovulação. Por isso, convencionou-se contar a idade da gravidez a partir de um marco mais fácil de identificar: o primeiro dia do último período menstrual da mulher. Trata-se da idade obstétrica da gravidez. Quando o clínico ou o ultrassonografista se refere a qualquer idade gestacional, está usando como marco esta data. É evidente que no período entre o início do ciclo menstrual e a fecundação (supostamente ocorrida 14 dias depois do início do ciclo menstrual) ou a nidação (considerando-se o início fisiológico da gravidez na mulher) não há ainda a gravidez. Trata-se de marcador impreciso, mas é o único disponível.
A idade gestacional (IG) é definida como o tempo transcorrido entre o primeiro dia da última menstruação (DUM) e a data atual, medido em semanas e dias. A duração da gravidez tendo-se como base a DUM é, em média, de 280 dias ou 40 semanas, 10 meses lunares (de 4 semanas). Devemos nos lembrar que a duração da gestação varia segundo as características da mãe e do concepto. Também pode haver imprecisão na caracterização do último período menstrual.

No meu caso meu bebê foi considerado prematuro pois nasceu com 36 semanas e peso de 34 semanas, Henry nasceu apenas com 1975kg e 43 cm, quando bebês a termo costumam nascer com 3 kg ou mai.

fonte:  http://brasil.babycenter.com/pregnancy/pre-natal/contabilidade/

postado por Michele

Nenhum comentário:

Postar um comentário